Diretor da AJUFER fala sobre formação de juízes federais

Além da formação habitual, os juízes federais precisam ter conhecimentos nos mais variados campos do conhecimento para melhor compreender o impacto de suas decisões na sociedade, defendeu em debate realizado pela Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer) Herley da Luz Brasil, juiz federal e diretor de Divulgação e Comunicação social da entidade.

Segundo juiz, o aperfeiçoamento dos magistrados federais deve ser contínuo para acompanhar a evolução não apenas do Direito como também do mundo.

“A relação do magistrado com os estudos deve ser constante. Além da formação necessária, é interessante que ele realize cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e outros. O direito se mantém em constante movimento. E o mundo tem se tornado cada vez mais complexo”, disse. 

A formação multidisciplinar tem impacto importante no momento de analisar e decidir sobre as demandas, afirmou o diretor da Ajufer. “Por trás de cada processo existem vidas e pessoas. O quanto mais o juiz entender de pessoas, comportamentos, atitudes, problemas sociais e relacionamentos, mais ele vai poder resolver de uma forma mais serena, tranquila e justa”, afirmou.

Debate

O debate promovido pela Ajufer ocorreu na biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF), em 27 de março. Além do diretor de Divulgação e Comunicação Social, também participaram do evento o presidente da entidade, Leonardo Tocchetto Pauperio , o presidente da Ajufe, Roberto Veloso, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca e Assusete Magalhães.

Deixe um comentário

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Deixe seus contatos que retornaremos assim que possível.

Sem leitura? Troque o texto. captcha txt