Seminário da AJUFER reúne especialistas em Manaus

O I Seminário de Direito Amazônico promovido pela AJUFER tem reunido diversos especialistas em Manaus-AM com o objetivo de elucidar questões de interesse dos Juízes Federais e da comunidade acadêmica.

Na sexta-feira (17), segundo dia do evento, pela parte da manhã, diversos especialistas apresentaram os resultados de suas pesquisas, aprofundando temas que em muitas oportunidades não são expostos de forma tão clara nos meios de comunicação, por exemplo.

Teodoro Irigaray (PhD), coordenador científico do Seminário, apresentou o tema “O Direito Amazônico e das áreas úmidas: desafios da sustentabilidade agroambiental” e trouxe para os presentes exemplos pontuais da exploração da Floresta Amazônica e suas consequências para a sociedade. Outro tema importante na manhã desta sexta-feira foi “A questão fundiária na Amazônia” apresentada pelo Doutor em Ciência e Desenvolvimento Socioambiental, José Heder Benatti, PhD e professor na Universidade Federal do Pará.

Na sequencia, a representante do povo Munduruku, Alessandra Karop, falou da importância dos rios e da floresta para a conservação da cultura indígena. Emocionada, a representante do povo Munduruku concluiu sua fala lembrando aos Juízes Federais a importância do trabalho deles na preservação da floresta e rios, berços da cultura indígena e morada natural dessa população ancestral. “Precisamos ecoar nossa voz. Precisamos cuidar da Amazônia, ela está doente e precisando que nós afastemos os destruidores que estão envenenando os nossos rios. Estão acabando com as nossas matas. Estão matando nossos animais. Todos têm o dever de cuidar”, disse.

As mesas da manhã foram presididas pelo MsC. Luiz Alberto Scaloppe, professor universitário na Faculdade de Direito da UFMT e Procurador de Justiça da Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística no Ministério Público de Mato Grosso.

Deixe um comentário

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Deixe seus contatos que retornaremos assim que possível.

Sem leitura? Troque o texto. captcha txt