Ganhador do Prêmio Nobel da Paz participa de seminário promovido pela AJUFER

Com o tema “O papel da Amazônia no Clima Global”, ganhador do Prêmio Nobel faz Conferência de Encerramento do I Seminário de Direito Amazônico da AJUFER.

Voz ativa na defesa do meio ambiente brasileiro e no alerta para os perigos do desmatamento e do aquecimento global, o cientista norte-americano radicado no Brasil, Philip Fearnside, fará o encerramento do I Seminário de Direito Amazônico na tarde desta sexta-feira (17), em Manaus-AM. A presença do pesquisador de renome e ganhador do Prêmio Nobel da Paz confere um brilho especial ao evento. Há exatamente uma década, Fearnside, juntamente com a Equipe do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), recebeu o Prêmio devido o estudo e trabalho que faz de pesquisa e investigação sobre os impactos das mudanças climáticas nas atividades econômicas.

De acordo com o Presidente da AJUFER, Leonardo Tocchetto Pauperio, “a presença de Philip Fearnside no nosso Seminário representa uma necessária aproximação entre a Magistratura Federal da 1ª Região e a Academia”.

Fearnside na Amazônia

Philip Fearnside, principalmente na Amazônia, se dedica há muitos anos na pesquisa de questões climáticas, inclusive relacionadas ao modelo de desenvolvimento econômico na Amazônia. O professor Philip é ainda um investigador do impacto das grandes hidrelétricas que estão sendo construídas na Amazônia. “Seus estudos aprofundados mensuram, inclusive, a emissão de gases que demonstram que, na realidade, não se trata de uma produção de energia renovável, gerando impactos sobre o clima”, afirma o coordenador científico do Seminário e PhD, Teodoro Irigaray (UFMT).

Para Irigaray, a presença do cientista no Seminário proporcionará aos Juízes Federais uma ampla visão sobre a Amazônia. “Para os Juízes Federais, com certeza, ele aporta conhecimento e colaboração no sentido de elucidar diversos aspectos de impactos ambientais das atividades que estão sendo desenvolvidas aqui na Amazônia”, reforça.

Fearnside é, de acordo com o Instituto Thomson de Informações Científicas, o segundo cientista mais citado do mundo na área de aquecimento global. Na última década, ele já foi premiado diversas vezes e em 2009, recebeu o Prêmio Scopus de Elsevier & CAPES, que reconhece pesquisadores que contribuíram de forma significativa para o aumento da produção científica do país e pela formação de novos doutores.

Comments
  • Antonia Torreão Herrera
    Responder

    Se nossos juízes tiverem uma consciência esclarecida sobre a necessidade de preservação da Amazônia, teremos guardiões do Direito zelando por ela e consequentemente por nós. Que fiquem atentos e vigilantes para agirem conforme a lei da Natureza. Parabéns pelo evento, pela presença significativa do Dr. Fearnside

Deixe um comentário

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Deixe seus contatos que retornaremos assim que possível.

Sem leitura? Troque o texto. captcha txt